Fernando Girão
Fernando António Girão Freitas (São Paulo, Brasil, 14 de outubro de 1951) é músico e cantor luso-brasileiro.
Filho da cantora brasileira Maria Girão e do guitarrista português Fernando de Freitas. Tendo aprendido guitarra clássica com o seu pai, a partir dos 14 anos começou como vocalista de vários grupos de rock no Rio de Janeiro. Aos 17 anos mudou-se para Portugal e fez parte dos Pentágono. Pouco tempo depois entrou para os Heavy Band que incluía alguns dos melhores músicos portugueses da altura.
De 1971 a 1973 foram para Angola onde chegaram a editar dois singles (“Beggar Man” e “Your New Motel”). No Brasil fizeram as primeiras partes de Gilberto Gil, Os Mutantes e Hermeto Pascoal, entre outros. A solo editou, ainda em 1972, o single “Engrenagem”. No início de 1975 participou, conjuntamente com Jorge Palma, no Festival RTP da Canção de 1975. Colaborou ainda no álbum “Ascensão e Queda” dos Petrus Castrus editado em 1978.
Em 1982, o single “Intelectual do Café” do álbum “Contos da Europa Tropical” foi nº1 do top de estreia do programa “Nós Por Cá” (Rádio Renascença) de Rui Pego e António A. Duarte.
Editou ainda , disco “Girão Live”, gravado ao vivo em 1991, “Outros Fados” em 93, “Dias de Amanhã” em 95, e em 1996 foi o autor da música do disco “Racismo Não” a favor da AMI e que contou com a participação de muitos artistas portugueses. o disco "Cantos da Alma" foi editado em 1998 e "Olhos Nos Olhos" em 2000.
Fernando Girão é um dos cantores convidados do disco “Uma Carreira em Dueto – De Jorge Amado a Pessoa” de Roberto Leal editado em 2003 e ainda “Uma Antologia Híbrida” com um livro (84 peças ilustradas) com prefácio de Helena Sacadura Cabral, Pedro Abrunhosa e Baptista-Bastos.
Regressou aos discos, em 2009, com o álbum “Fado Negro”. O disco inclui 12 novos temas, sendo 2 deles dedicado aos seus pais.
Em 2010 editou "Axayara" em português e castelhano e o álbum duplo "Brazil - a tribute".
A sua vivência permitiu-lhe o contacto e aprendizagem de diversos estilos musicais, ao ter a oportunidade de tocar com grandes e conceituados músicos: Airto Moreira, Abe Laboriel, Ernie Watts, Harvey Mason, Luiz Avellar, John Beasley, Flora Purim, Alphonso Johnson, Alex Acuña, John B. Williams, John Patittucci, Joey Heredia, Luís Conte, Rubem Dantas, Ricardo Silveira, Marcio Montarroyos, Walfredo Reyes, Dulce Pontes, Maria João, e muitos outros. Prepara novidades para 2025.
Sem items a mostrar!