Samuel Lercher Trio

Samuel Lercher é um pianista e compositor francês, residente em Portugal, que, desde muito cedo, revelou interesse tanto pelo repertório clássico, como pelo jazz, a improvisação e a composição. Esta sua afinidade tanto com a música clássica como com o jazz revelou-se, com o passar dos anos, numa marca identitária original na composição e interpretação de Samuel Lercher.

Iniciou os seus estudos musicais, em Paris, na Université Paris VIII e na École Normale de Musique de Paris. Prosseguindo-os, em Lisboa, na Universidade Nova e na Escola Superior de Música, onde se formou em Ciências Musicais, Pedagogia e Piano.

Em 2014, fundou o Samuel Lercher Trio, com os músicos André Rosinha e Marcelo Araújo, e gravou o disco de originais Épilogue (Sintoma, 2015). O álbum foi muito bem recebido pela crítica, tendo sido destacado na Antena 1, Antena 2, RTP2, TSF, Jornal Público e Jazz.pt.

Lançou um novo projeto de originais, em 2015, o Fauksa Quartet, juntando músicos franceses e portugueses (Hamza Touré, Freddy Blondeau e Rui Pereira), com o qual gravou o disco Or, em 2022, lançado em Paris, no festival Festivitry.

Em 2020, Samuel Lercher foi convidado a participar, como pianista e codiretor musical, no projeto “Salvador Sobral canta Brel”, projeto apresentado numa série de concertos esgotados: Grande Auditório do CCB, Sala Suggia da Casa da Música, Teatro Aveirense, Teatro Maria Matos, Festa da Francofonia, Convento de São Francisco e ainda no Théatre de Montbéliard, em França.

Lançou o seu segundo disco em trio, Ballade, em abril de 2022, no Hot Clube de Portugal, com os conceituados músicos André Rosinha e Bruno Pedroso. O disco recebeu quatro estrelas numa crítica da Jazz.pt.

Em maio de 2024, chega o terceiro disco do Samuel Lercher Trio, Fractal, pela Sintoma Records, com o apoio da Antena 2 e do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, que mantém o perfil de excelência na secção rítmica com André Rosinha no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria. Este é um álbum autobiográfico, no qual Samuel Lercher retrata musicalmente elementos marcantes da sua vida, transmitindo, ao longo de oito temas, a sua essência como homem e músico.

Com ele, o trio propõe continuar com uma agenda regular de concertos que enaltecem o intercâmbio cultural, mostrando que a cultura não tem fronteiras.

 

Lançamentos