Música e Poesia Erótica e Satírica Portuguesa
Penicos de PrataMúsica e Poesia Erótica e Satírica Portuguesa
Penicos de PrataPenicos de Prata surge na necessidade de valorizar a poesia Portuguesa sendo fonte de criação de uma estética musical refinada fortemente ligada à música Tradicional Portuguesa em cruzamentos com música de câmara desde 2005 alegrando tertúlias e concertos, levando a poesia Portuguesa de uma forma divertida a todos os que se deixam envolver por estas duas artes.
Desde o lançamento do livro/cd em 2013 que o projecto tem vindo a tocar em ilustres salas de Portugal como o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Joaquim Benite em Almada, Teatro Campo Alegre no Porto, diversos auditorios como Portalegre, Leiria, Setúbal, Castelo Branco, CCB e diversos festivais, eventos literários e festivais de verão como o Festival Gesto Orelhudo, Festival Bons Sons e o aclamado Festival Vodafone Paredes de Coura.
Penicos de Prata é um quarteto de cordas formado por guitarra, ukulele, contrabaixo e violoncelo. André Louro, Catarina Santana, Eduardo Jordão e João Paes interpretam poesia erótica e satírica portuguesa. Adília Lopes, Ana Abel-Paúl, António Botto, António Maria Eusébio (O Calafate), Carlos Queiróz, Ernesto Manuel de Melo e Castro, Fernando Pessoa, Francisco Eugénio dos Santos Tavares, João Vicente Pimentel Maldonado, José Anselmo Correia Henriques e Liberto Cruz escrevem os poemas. Liberto Cruz escreve o prefácio. António Jorge Gonçalves, António Viana, Bárbara Assis Pacheco, João Calixto, João Lima, José Grazina, Luis Manuel Gaspar, Paulo Araújo, Paulo Capelo Cardoso, Rui Silvares e Teresa Silva Ilustram as canções. João Lima, na Guitarra Portuguesa e voz, Gonçalo Santos, na percussão, os cantores Catarina Molder e Rui Baeta, aquele arranjo de Tiago Derriça e a participação especial de Victor de Sousa, temperam uma ou outra música. Gravação e Masterização: João Hora